Do berço para o palco, sem querer

Nascido em Santo Tirso a 05 de junho de 1972, João Luís Médicis (Joe Médicis) encontrou a música quase por acidente uma vez que tradicionalmente a música não era prato forte da família.

Aos 3 anos de idade João experimentou aquilo a que os Ingleses chamam um “life-changing event” – Sérgio Castro muda-se lá para casa (como hóspede dos pais do João) e depressa se torna em seu segundo pai, irmão, mentor, educador, confidente e amigo. O resto são cantigas.

Do Arte & Ofício aos Trabalhadores

A partir dos 4 anos de idade começou a acompanhar o Arte & Ofício por todo o lado na qualidade de fã incondicional número 1, e eventualmente integra a formação dos Trabalhadores no ano de 1980, aos 7 anos de idade. Como ou porquê são perguntas para as quais ainda não encontrou resposta definitiva, mas a versão mais comum é a de que nenhum dos dois membros fundadores do grupo conseguia cantar eficazmente um dos temas do primeiro single, algo que João aparentemente fazia com relativa facilidade e graça (ter voz de grilo ajudava).

Trabalhadores e Pippermint Twist

Depois de 3 anos a passear pelo país a tocar, cantar e a armar em puto reguila, entre 1982 e 1989 João dedica-se quase exclusivamente aos estudos, interrompido apenas pelo resurgimento dos Trabalhadores em 1986, marcado principalmente por uma presença no festival da canção e um LP politica- e sexualmente assertivo (“Mais um membro para a Europa”).

Em 1989 João regressa à música, fechando-se no Estudio Viguês de Sérgio Castro por um mês ou dois para com ele arranjar, produzir e gravar o álbum “Sermões a todo o rebanho”, lançado em 1990. Nesse mesmo ano integra a formação dos Pippermint Twist (grupo portuense formado em 84 por Miguel Cerqueira – outro Trabalhador) onde segue as pisadas de Sérgio Castro como baixista e cantor.

Dos Trabalhadores para o Arte & Ofício

Em 1992, tem a infinitíssima honra de integrar como baixista a formação do Arte & Ofício, com quem fez um espectáculo ao vivo – na Avenida dos Aliados, Porto – e preparou um LP, que por várias razões acabou por nunca ser gravado. Nesta altura, João deparou-se com um dilema profissional – seguir a carreira de músico que se apresentava favorável, ou continuar os estudos de Matemática e Ciências da Computação que tinha iniciado em 1991. Optou pela segunda via, mantendo a sua colaboração com os Pippermint Twist até 1995, ano da extinsão daquele grupo.

London Calling

Entre 1996 e 1999 fez alguns concertos com os Trabalhadores e em 2000 mudou-se para Londres onde viveu até 2006 como consultor independente na área da arquitectura de software e se divertiu com os seus três filhos e mulher debaixo do clima tropical de Inglaterra (quem dera) e com tudo o que Londres tem para oferecer.

O bom filho à casa torna

Em 2006, e ainda a digerir o desenvolvimento humano vertiginoso que Londres lhe proporcionou, Joe Médicis regressou a Portugal para se dedicar quase exclusivamente à música. Estuda guitarra Jazz, ouve música (muita), e compõe, grava e toca ao vivo com os Trabalhadores do Comércio.

© 2018 Trabalhadores do Comércio