¡O Fim do Mundo podia ter acontecido em 2012!…

Pois claro que podia! Michel de Notre-Dame, o médico e astrólogo infame pelas suas previsões sobre o futuro do nosso planeta e conhecido como Nostradamus, teve uma visão sobre um acontecimento cataclísmico que ocorreria precisamente no dia 21 de Dezembro de 2012. Este jogo de números – 212012 – um código oculto que esconde os segredos de um evento devastador e apocalíptico que poderia vir a aniquilar a Humanidade, transformou-se num quebra-cabeças e numa inquietação para muitos, desde há mais de 450 anos.

Finalmente, chegado ao fatídico dia, o Mundo rodou sobre o seu eixo no período habitual de 86.400 segundos e… …¡Não acabou!

Pois não! Não acabou, como pareciam fazer crer as dantescas previsões do médico. Mas Nostradamus não se tinha equivocado. Apenas, e mais uma vez, tinham sido mal interpretadas. A mecha da devastação fora ateada na data prevista e os seus efeitos disseminados pelos 5 continentes durante meses, anos e até aos nossos dias. 10 anos em termos cósmicos são 10 nanosegundos na vida de um Homem.

… e então?

Pois, num ápice, deram cabo da Música, da Dança, do Teatro, do Cinema, da Arte e da Cultura. Encerraram com chave os nossos sonhos, as nossas inquietações, a nossa alegria, a amizade, o amor… Mas como somos duros de roer, apesar do adiantado da “hora”, decidimos resistir. E fizemo-lo e fa-lo-emos da melhor maneira que sabemos e com a arma mais eficaz: O (bom) Humor.

Da cabeça abençoada do Hugo Jesus, que anteviu os acontecimentos e escreveu o guião, e das mãos privilegiadas de dois enormes artistas – o Pedro Pires e o André Caetano – saíram pedaços de uma narrativa, fragmentos de umas vidas que operaram o milagre: fragmentos de um mesmo desenho, onde se juntam muitos outros personagens incontornáveis, do Keith Richards à Marta Ren, do Plácido Domingo à Diana Basto, da Daniela Costa ao Júlio Isidro… e nós claro” mais rijos que nunca: Imbictus!

Imbictus é um livro de Banda Desenhada que nunca esteve tão actual.

Nostradamus não fez melhor; não podia ter feito melhor, acreditem!

© 2018 Trabalhadores do Comércio